Mensagem de Boas Vindas

PM António Costa com Presidente AMLO

Bem-vindos a esta página da Embaixada de Portugal no México, mais um instrumento para nos mantermos em contacto com os nossos cidadãos aqui residentes, bem como com os amigos de Portugal.

Portugal e o México atravessaram nos últimos anos um momento único no seu relacionamento, tanto na esfera económica como na cultural, destacando-se a visita do Senhor Presidente da República em julho de 2017, a participação como Convidado de Honra na Feira Internacional do Livro de Guadalajara em 2018 e a presença do Senhor Primeiro-Ministro António Costa na tomada de posse do Presidente Andrés Manuel Lopez Obrador e no encerramento da FIL 2018.

Momentos que atestam a excelência das nossas relações bilaterais e nos deixam motivados para os desafios futuros e para o crescimento da nossa cooperação.

Teremos assim muito para partilhar nesta página, divulgando informação sobre as nossas atividades, em particular as relacionadas com a cultura e a língua portuguesas, anunciando momentos de promoção económica, ou alertando para notícias relevantes sobre Portugal.

E obrigado por nos visitarem!

Mais notíciasNotícias

As circunstâncias da pandemia obrigam este ano a que a Feira Internacional do Livro de Guadalajara seja virtual, com um programa totalmente disponível em linha através da página da FIL [www.fil.com.mx] e das suas redes sociais.

fil fle geral

O Festival de Letras Europeias, que todos os anos decorre durante a FIL, celebra este ano o seu 10º aniversário, também com uma edição virtual. Nascido em 2011 o encontro pretende sempre apresentar aos leitores vozes de outras latitudes, colocando-os em contacto com o melhor das letras contemporâneas europeias.

O Festival é organizado pela Delegação da União Europeia no México, em colaboração com a FIL e as Embaixadas europeias no país, oferecendo aos leitores latino-americanos um panorama da atual produção literária do Velho Continente. Os encontros deste ano decorrem diariamente de forma virtual, participando Thomas Brussig (Alemanha), Martin Pollack (Áustria), Marta Sanz (Espanha), Abdelá Taia (França), Árpád Kun (Hungria), Kevin Barry (Irlanda), Pino Cacucci (Itália), Herman Koch (Países Baixos) e Gonçalo M. Tavares (Portugal).

fil fle tavares

As nove mesas do Festival decorrem de 28 de novembro a 6 de dezembro das 20h às 20h45 (hora da Cidade do México), na página web da FIL e nas redes sociais, ficando os vídeos posteriormente disponíveis.

A participação de Gonçalo M. Tavares, grande escritor português e cuja presença no evento foi possível com o apoio do CICL, está marcada para dia 29 de novembro às 20h. Não perca!

 

Redes sociais da FIL Guadalajara

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

A Comissão Europeia e o alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança apresentaram hoje um ambicioso plano para promover a igualdade de género e o empoderamento das mulheres no contexto da ação externa da União Europeia.

Apesar de terem sido realizados alguns progressos significativos, embora irregulares, em matéria de promoção dos direitos das mulheres e das raparigas, nenhum país do mundo está no bom caminho para alcançar a igualdade de género e assegurar o empoderamento de todas as mulheres e raparigas até 2030. Acresce que as consequências sanitárias e socioeconómicas da crise resultante da pandemia de COVID-19 afetam de forma desproporcionada as mulheres e as raparigas. A título de exemplo, dado que uma percentagem mais elevada de mulheres trabalha na economia informal e em setores vulneráveis, a respetiva taxa de perda de emprego é 1,8 vezes superior à dos homens. A taxa de pobreza entre as mulheres poderá aumentar 9,1 %.

Para combater o problema, o novo Plano de Ação da UE em matéria de Igualdade de Género e de Empoderamento das Mulheres no contexto da ação externa 2021-2025 (GAP III) visa acelerar os progressos em matéria de empoderamento das mulheres e das raparigas e salvaguardar os progressos alcançados em matéria de igualdade de género durante os 25 anos subsequentes à adoção da Declaração de Pequim e da sua Plataforma de Ação.

O alto representante/vice-presidente, Josep Borrell, declarou: «Conceder os mesmos direitos a todos reforça as nossas sociedades, tornando-as mais ricas e mais seguras. É um facto que vai além de princípios ou de deveres morais. A participação e a liderança das mulheres e das raparigas é essencial para a democracia, a justiça, a paz, a segurança e a prosperidade, bem como para um planeta mais verde. Com este novo plano de ação em matéria de igualdade de género queremos incentivar e acelerar o progresso na igualdade entre homens e mulheres.»

Contactos

Alpes 1370
Lomas de Chapultepec
Miguel Hidalgo
11 000 México, D. F

+(5255) 55207897
mexico@mne.pt
embpomex@gmail.com
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

DGS banner Covid-19

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

banner FILG

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Instituto Diplomático