Embaixada de Portugal no México

 

SISTEMA DE ATENDIMENTO NA SECÇÃO CONSULAR

 

Informa-se que o atendimento ao público é realizado exclusivamente com marcação prévia.

As condições de segurança sanitária e as recomendações para a contenção e prevenção da covid-19, obrigam a que o atendimento presencial seja feito com todas as regras de segurança.

O atendimento presencial ao público, para o ano de 2022, é feito exclusivamente, para todos os atos consulares, exceto vistos, através do Sistema de Agendamentos on-line. Informa-se que não se realizará qualquer tipo de atendimento que não tenha sido agendado por esta via. Cada agendamento corresponde a um único tipo de trâmite, pelo que apenas será atendido aquele ato consular solicitado no agendamento online. 

 

Os pedidos de agendamento para emissão de vistos continuarão a ser solicitados exclusivamente para o endereço embpomex@gmail.com

 

MARCAÇÕES

 

Para os seguintes atos consulares, a marcação é feita em linha, através do Agendamento On-line:

  • Emissão de Cartão de Cidadão (CC);
  • Emissão de Passaporte Eletrónico Português (PEP), Passaporte Temporário e Título de Viagem Única (TVU);
  • Pedido de Nacionalidade Portuguesa (opção 'Registo Civil': inclui todos os trâmites por motivos de descendência de judeus sefarditas portugueses);
  • Pedido de Registo de Casamento, Nascimento e Óbito;
  • Certificação de Documentos (Bagagem, Residência, Automóvel);
  • Reconhecimento de Assinatura, Procuração.

 

 

                                    marcar                           cancelar

 

                                                                    

 

REQUISITOS PARA OS SEGUINTES ATOS CONSULARES

 

 

                                  cc               pep

 

                                  vistos                 nacionalidade             

 

 

 

   

Todos os emolumentos consulares devem ser pagos em dinheiro e em pesos mexicanos, no momento da realização do ato.

 

 

CONSULTAS ATRAVÉS DE E-MAIL

 

Caso precise de consultar o estado do seu pedido neste posto consular, deve encaminhar a sua questão EXCLUSIVAMENTE ao endereço embpomex@gmail.com. Devido ao grande volume de questões recebidas, a demora na resposta é de, em média, duas semanas. Não reencaminhe a sua questão até ao término deste prazo mínimo.

Mais notícias Notícias

Encontra-se a decorrer, no Instituto Diplomático, um concurso para atribuição de 2 (duas) Bolsas de Investigação para Doutoramento, nas áreas científicas de História, História Diplomática, Ciência Política e Relações Internacionais. As bolsas são financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração celebrado entre a FCT e o Instituto Diplomático.

O concurso encerra às 23h59 (hora de Lisboa) de 15 de março de 2023. O edital está disponível em: https://idi.mne.gov.pt/images/pdf/concursos/Aviso_de_Abertura_MNE_IDI_FCT_Final_03.pdf

O anúncio está igualmente disponível em https://euraxess.ec.europa.eu/jobs/59747

 

Como determina a Lei do Serviço Militar e de acordo com a informação constante no “Edital de Avisos Importantes”, os cidadãos nacionais, de ambos os sexos, nascidos no ano de 2004, residentes no estrangeiro com carácter permanente há mais de 6 meses, ou que tenham ali nascido e aí permaneçam devem comunicar ao Balcão Único da Defesa, através da via disponibilizada para o efeito em https://bud.gov.pt/ddn/convocacao/estrangeiro.html têm de optar por uma da seguintes opções:

  • Solicitar a marcação de dia para cumprimento do dever militar de comparência ao DDN.
  • Requerer a dispensa de comparência ao DDN caso resida legalmente no estrangeiro com carácter permanente e contínuo, há mais de seis meses.

Os editais de convocação são afixados nas câmaras municipais, juntas de freguesia, postos consulares e online.

Os jovens convocados que desejem requerer a dispensa de comparência ao DDN deverão preencher o Requerimento de Dispensa disponível em https://bud.gov.pt/ddn/dispensa/requerer.html e enviá-lo, até 10 dias úteis antes da data marcada para a sua comparência ao DDN, para o e-mail ddn@defesa.pt (colocando em assunto «DISPENSA»), anexando os documentos:

  • Cópia/Digitalização do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade;
  • Documento/Digitalização do comprovativo do motivo da dispensa.
  • Documento comprovativo de morada no estrangeiro, emitido pelo posto consular da área de residência ou por órgão da administração pública, polícia, estabelecimento de ensino ou empresa da sua área de residência (p. ex. declarações de matrícula emitidas por estabelecimentos de ensino locais, declarações emitidas por entidades policiais que comprovem que o cidadão é residente no estrangeiro, contrato de Trabalho com prazo igual ou superior a 6 meses ou declarações emitidas pela entidade empregadora, declarações emitidas por outras entidades locais que possam comprovar a residência do cidadão no estrangeiro que o habilite a requerer a dispensa de comparência no DDN).

Nota: Se o jovem pretender a dispensa do Dia da Defesa Nacional e à data da afixação dos Editais no Estrangeiro tiver a morada legal no país onde reside, basta enviar o requerimento de dispensa.

Nos casos em que os cidadãos optem pela obtenção do certificado de residência para requerer a dispensa da comparência no DDN, esse documento pode ser emitido no Posto Consular sem necessidade do cidadão se deslocar ao Posto e enviado ao requerente em formato digital para o respetivo endereço de e-mail, que posteriormente tratará de todo o processo diretamente com o MDN através do Balcão Único da Defesa.

Contactos

Alpes 1370
Lomas de Chapultepec
Miguel Hidalgo
11 000 México, D. F

+(5255) 55207897
mexico@mne.pt
embpomex@gmail.com
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

DGS banner Covid-19

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

banner FILG

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Instituto Diplomático