Embaixada de Portugal no México

Bem-vindos a esta página da Embaixada de Portugal no México, mais um instrumento para nos mantermos em contacto com os nossos cidadãos aqui residentes, bem como com os amigos de Portugal.

 

SISTEMA DE ATENDIMENTO NA SECÇÃO CONSULAR

 

Informa-se que o atendimento ao público é realizado exclusivamente com marcação prévia.

As condições de segurança sanitária e as recomendações para a contenção e prevenção da covid-19, obrigam a que o atendimento presencial seja feito com todas as regras de segurança.

O atendimento presencial ao público, para o ano de 2022, será feito exclusivamente, para todos os atos consulares, exceto vistos, através do Sistema de Agendamentos on-line. Informa-se que não se realizará qualquer tipo de atendimento que não tenha sido agendado por esta via.

 

Os pedidos de agendamento para emissão de vistos continuarão a ser solicitados, até ao final de 2021, exclusivamente para o endereço embpomex@gmail.com

 

MARCAÇÕES

 

Para os seguintes atos consulares, a marcação é feita em linha, através do Agendamento On-line:

  • Emissão de Cartão de Cidadão (CC);
  • Emissão de Passaporte Eletrónico Português (PEP), Passaporte Temporário e Título de Viagem Única (TVU);
  • Pedido de Nacionalidade Portuguesa (inclui por motivos de descendência de judeus sefarditas portugueses);
  • Pedido de Registo de Casamento, Nascimento e Óbito;
  • Certificação de Documentos (Bagagem, Residência, Automóvel);
  • Reconhecimento de Assinatura, Procuração.

 

 

                                    marcar                           cancelar

 

                                                                    

 

REQUISITOS PARA OS SEGUINTES ATOS CONSULARES

 

 

                                  cc               pep

 

                                  vistos                 nacionalidade             

 

 

 

   

Todos os emolumentos consulares devem ser pagos em dinheiro e em pesos mexicanos, no momento da realização do ato.

 

 

CONSULTAS ATRAVÉS DE E-MAIL

 

Caso precise de consultar o estado do seu pedido neste posto consular, deve encaminhar a sua questão EXCLUSIVAMENTE ao endereço embpomex@gmail.com. Devido ao grande volume de questões recebidas, a demora na resposta é de, em média, duas semanas. Não reencaminhe a sua questão até ao término deste prazo mínimo.

Mais notíciasNotícias

Considerando a atual situação de pandemia por covid-19, Portugal implementou medidas de restrição de acesso ao território português, estando atualmente em vigor o Despacho n.º 11888-C/2021 e Despacho n.º 11740-E/2021 e a Resolução do Conselho de Ministros n.º 157/2021 (declara a situação de calamidade).

Podem entrar em Portugal:

  • Cidadãos portugueses e suas famílias;
  • Cidadãos estrangeiros que residem legalmente em Portugal e suas famílias;
  • Pessoas que tenham vacinação completa comprovada por Certificado Digital COVID emitido por país UE/Schengen;
  • Pessoas que se encontram a residir em qualquer país da União Europeia e do espaço Schengen (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça), Brasil, Estados Unidos da América e Reino Unido;
  • Autorizado tráfego aéreo de e para Portugal a países do anexo I do Despacho n.º 11888-C/2021;
  • Cidadãos UE, Schengen e estrangeiros residentes legais num destes países;
  • Viajantes por razões essenciais: motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias. [inclui México]

Podem ainda fazer escala em Portugal quaisquer outros nacionais com voo de conexão, mas não lhes é permitido sair do aeroporto.

Além disso, todas as pessoas que viajem desde qualquer país deverão apresentar prova negativa de covid-19, realizada por RT-PCR (TAAN) com recolha da amostra no máximo 72h antes do embarque ou teste de antigénio (TRAg) com amostra recolhida nas 48h antes do embarque. A prova é obrigatória para todos os maiores de 12 anos, mesmo em escala/trânsito. O Certificado COVID da UE (de vacinação) não dispensa a apresentação de teste.

Os comprovativos de realização laboratorial de teste rápido de antigénio (TRAg) devem indicar, obrigatoriamente, o conjunto de dados normalizados acordados pelo Comité de Segurança da Saúde da União Europeia. Apenas serão admitidos os testes rápidos de antigénio (TRAg) que constem da lista comum de testes rápidos de antigénio para despiste da doença COVID-19 no espaço comunitário, acordada pelo Comité de Segurança da Saúde da União Europeia (https://ec.europa.eu/health/sites/default/files/preparedness_response/docs/covid-19_rat_common-list_en.pdf)

Os cidadãos portugueses e estrangeiros residentes em Portugal podem, excecionalmente, fazer o teste à chegada no aeroporto, a expensas próprias, devendo aguardar em local próprio, no interior do aeroporto, até à notificação do resultado.

No momento atual, estar ou não vacinado apenas é relevante no caso de certificados de vacinação UE/Schengen.

Consideram-se viajantes por razões essenciais os que provem documentalmente no momento do embarque e no controlo migratório os seus motivos, sejam eles profissionais, por estudo ou outros.

Aconselhamos todos os viajantes a informar-se sobre as restrições em vigor nos países de escala entre a América Latina e Portugal.

Informação adicional

Perguntas Frequentes: Portal de Vistos do MNE

Perguntas Frequentes: SEF

Na edição de 2021 da Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL), Portugal será representado (em formato virtual) por Ana Luísa Amaral e Luís Carmelo.

Ana Luísa Amaral, que este ano recebeu o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana, irá participar no segmento “Salón de la Poesía” no dia 4 de dezembro de 2021, às 20h00. Nessa sessão, que estará disponível online, será possível assistir a uma conversa com a poeta espanhola Esperanza Ortega Martinez sobre o trabalho de Ana Luísa Amaral. Durante a sessão serão também recitados alguns poemas.

Luís Carmelo irá participar no Festival de Letras Europeias, que, este ano, celebra o seu 10.º aniversário e que conta agora com o seu próprio site. O Festival é organizado pela Delegação da União Europeia no México, em colaboração com a FIL e as Embaixadas europeias no país, oferecendo aos leitores latino-americanos um panorama da atual produção literária do Velho Continente. Os encontros deste ano decorrem diariamente com a participação dos seguintes escritores: Sofi Oksanen (Finlândia); Georgi Gospodinov (Bulgária); John Boyne (Irlanda); Verene Keβler (Alemanha); Pierre Ducrozet (França); Miguel Gane (Espanha); Marieke Lucas Rijneveld (Países Baixos); Stina Jackson (Suécia); Ivana Dobrakovová (Eslováquia); Antonio Scurati (Itália). Todos os encontros estarão disponíveis na página web da FIL. A sessão de Luís Carmelo decorrerá no dia 5 de dezembro de 2021, às 20h00.

Consulte o programa através da página da FIL [www.fil.com.mx] e das suas redes sociais.festival letras europeas

Contactos

Alpes 1370
Lomas de Chapultepec
Miguel Hidalgo
11 000 México, D. F

+(5255) 55207897
mexico@mne.pt
embpomex@gmail.com
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

DGS banner Covid-19

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

banner FILG

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Instituto Diplomático