Este ano, o concurso Media@ção coloca à escolha dos concorrentes a abordagem de um dos três temas: 

  • Os media e a liberdade de expressão:Liberdade de expressão significa partilhares conteúdos sem qualquer filtro? Poderes dizer/ escrever/ publicar tudo? Que limites devemos aceitar para nos exprimirmos?
  • Media e cidadania:Os media dão-te o poder de fazeres ouvir a tua voz. Já pensaste como usar esse poder para participar na vida da escola e/ou da comunidade?
  • A diversidade de media:E se de repente, fosses um livro… como seria a tua relação com os outros media?

Abrangendo o público estudantil desde o ensino básico ao ensino secundário, escolas públicas, privadas e profissionais e, ainda, escolas portuguesas ou de ensino do português no estrangeiro, o concurso Media@ção destina-se a todos os alunos que queiram refletir sobre a sua experiência de uso dos media e dar expressão à sua criatividade através de um vídeo,media um podcast ou uma animação 2D, 3D ou stop motion! O atual Regulamento salienta o facto de os alunos dos cursos EFA também concorrerem na categoria 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Estabelece, ainda, uma terceira categoria de trabalhos a concurso na qual serão agrupados, exclusivamente, os da autoria de alunos de cursos artísticos e especializados na área do audiovisual. 


A data limite para entrega dos trabalhos é o dia 5 de abril de 2022, não sendo necessária inscrição prévia.

Consulte o regulamento aqui e participe.

 

O concurso Media@ção é uma iniciativa promovida pela Comissão Nacional da UNESCO (CNU), Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), Secretaria-Geral da Presidência de Conselho de Ministros (SGPCM), Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), Direção-Geral da Educação (DGE), Fundação Altice Portugal (FAPT), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Plano Nacional de Cinema (PNC) e Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027).

Lembramos que continuam disponíveis no canal YouTube do concurso, um conjunto de tutoriais vídeo sob o título A linguagem audiovisual.

  • Partilhe