A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, em parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de abril e com o apoio da Câmara Municipal de Marvão e do Instituto Politécnico de Portalegre, está a organizar a sua primeira escola de verão. Uma iniciativa que visa a aproximação da agência nacional e o programa Erasmus+ aos jovens e trabalhar com estes as quatro prioridades do Programa: a Participação Democrática, a Sustentabilidade e Preservação do Ambiente, a Transição Digital e a Inclusão e Equidade, até 2027.
O Erasmus Campus é um fórum de discussão e formação, apartidário, e focado em capacitar todos os participantes para uma cidadania ativa que contará com diferentes formatos, práticos e dinâmicos, motivando todos os participantes a refletir sobre as temáticas europeias e proporcionar a oportunidade de interagirem e debaterem com oradores de alto nível, de diversas áreas.
A primeira edição decorrerá na Vila de Marvão, entre os dias 14 e 17 de setembro de 2023, e contará com a presença de 30 jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 26 anos à data da apresentação da candidatura.
Na primeira edição, foram previstas 3 vagas para os lusodescendentes, cujos custos de participação ficarão a cargo da organização (viagens incluídas). Toda a organização e despesas de alojamento, alimentação e transporte, desde as 16h00 de dia 14 e as 15h00 de dia 17 de setembro, incluindo a deslocação até Marvão
As inscrições estão abertas para os lusodescendentes até dia 20 de maio.
Esta é, para muitos, uma oportunidade de ter um primeiro contacto com o Programa Erasmus+, estar na presença de oradores de alto nível e de falar abertamente sobre as temáticas relacionadas com a democracia e a participação democrática.
Podem ter acesso a toda a informação, bem como o regulamento, no link - https://erasmusmais.pt/destaques/erasmuscampus/ - para a apresentação de uma candidatura, assim como os materiais de divulgação na página dedicada ao Erasmus Campus