A terceira edição do Colóquio sobre Língua Portuguesa, Literaturas e Culturas (CLIPO) decorrerá nos próximos dias 28, 29 e 30 de março de 2022. Este evento, organizado pela Embaixada de Portugal no México, o Centro Cultural Brasil-México e a Escola de Línguas, Linguística e Tradução da Universidade Autónoma do México, terá um formato virtual permitindo uma participação geograficamente mais abrangente de académicos, escritores e promotores das culturas lusófonas.

O CLIPO, que este ano estará subordinado ao tema <<Além da norma, do cânone e do estereótipo>>, almeja reunir reflexões sobre a relação existente entre a língua portuguesa, as suas literaturas e identidades, especificamente no contexto do ensino do português para estrangeiros e da difusão linguística e cultural do português em países-alvo das políticas culturais portuguesa, brasileira e africana.

CLIPO 2022 conta com diversos especialistas convidados, designadamente João Veloso, pró-reitor da Universidade do Porto para a Promoção da Língua Portuguesa e para a Inovação Pedagógica e as Tecnologias Educativas e investigador nas áreas da fonética, fonologia e morfologia do português, Catarina Stichini, especialista na área do português como língua de herança, e o escritor Afonso Cruz.

As inscrições estão já abertas na pagina oficial do evento e a data limite de entrega de propostas é 7 de janeiro.

Para mais informação sobre mesas-redondas, ações de formação e submissão de artigos, consulte https://academicoccbm.wixsite.com/clipo2022

O CLIPO 2022 tem o apoio do Camões I.P.imagem clipo2022

  • Partilhe