Com uma história de mais de sete séculos, o ensino superior em Portugal é uma entidade que se dedica ao ensino e à formação das gerações futuras.

Com mais de 105 instituições e cerca de 5 000 cursos, o universo da academia portuguesa abre portas em todas as áreas de estudo.

Na tentativa de estender o seu alcance a todos os portugueses, o ensino superior possibilita, desde 6 a 20 de agosto, através do «Contingente Especial para Emigrantes Portugueses, Familiares que com Eles Residam e Lusodescendentes» a candidatura a todos aqueles que se encontrem ao abrigo destes estatutos, dedicando cerca de 7 % das suas vagas para este efeito.

 estudantes

É também possível a todos aqueles que se encontrem em Missão Diplomática Portuguesa no Estrangeiro, em Missão Diplomática Acreditada em Portugal ou sejam portugueses bolseiros no estrangeiro e funcionários públicos em missão oficial no estrangeiro, bolseiros dos PALOP, praticantes desportivos de alto rendimento, oficiais das Forças Armadas Portuguesas e naturais de Timor-Leste procederem à candidatura de ingresso no ensino superior através de Regimes Especiais de Acesso.

Com intuito de ajudar o máximo de pessoas possível a atingir os seus objetivos e servir as suas necessidades, o ensino superior português não só oferece licenciaturas, mestrados e doutoramentos, mas também cursos técnico-superiores profissionais (CTESP). Estes cursos, com uma duração de 2 anos, permitem uma inserção rápida no mercado de trabalho e incluem um estágio de um semestre em contexto de trabalho.

O ensino superior nacional tem, também, uma projeção a nível europeu. O programa ERASMUS+ conta com mais de 95 000 investigadores e 350 unidades de investigação.

Quer o objetivo seja estudar um semestre em Portugal ou descobrir outras culturas, o ensino superior português dá a oportunidade a todos os estudantes de construírem o seu percurso à sua própria maneira.

Para mais informações sobre os estatutos e possibilidades, consulte o sítio web da Direção-Geral do Ensino Superior, ou envie um e-mail para acesso@dges.gov.pt.  

  • Partilhe