As Primeiras Jornadas Internacionais Afro-luso-brasileiras decorrem pela primeira vez este ano na Cidade do México. Esta edição auroral será dedicada ao Prémio Nobel da Literatura de 1998, José Saramago, no âmbito das comemorações do seu centenário. Na sessão de abertura estarão presentes Pilar del Río, o Reitor da Universidade Nacional Autónoma do Mexico (onde decorre o evento) e os Embaixadores de Portugal e Brasil na Cidade do México. Como conferencistas convidados, as Jornadas contarão com a presença do Alto Comissário para as Comemorações do Centenário de José Saramago, Carlos Reis, com o Presidente da I Cátedra Internacional José Saramago na Universidade de Vigo, Prof. Doutor Burghard Baltrusch, e com o escritor português Paulo José Miranda, vencedor do Primeiro Prémio Literário José Saramago (1999).
 
As Jornadas serão realizadas na Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2022, com o objetivo de reunir investigadores, estudantes e professores que tenham como eixo do seu trabalho a língua portuguesa, nas suas distintas manifestações culturais e literárias, de forma a fomentar o diálogo e enriquecer a reflexão entre distintas perspetivas e instituições.
 
Para conhecer o programa das jornadas, consulte a hiperligação https://afrolusobrasileiras.wixsite.com/jornadas
 
Este atividade é organizada pela Cátedra Extraordinária José Saramago da UNAM, a Cátedra Extraordinária João Guimarães Rosa, o departamento de Letras Portuguesas da Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.

fb img 1669825870715

fb img 1669825873532

fb img 1669825875807

  • Partilhe