É do conhecimento da Embaixada a existência de duas associações de portugueses no México formalmente constituídas:

- Asociación de Portugueses en México, AC – APorMex

Constituição: 30 de abril de 2021

Nos seus estatutos, esta associação de portugueses informa ter como missão promover a união da comunidade portuguesa através da preservação das suas raízes e enriquecimento com a atualidade de Portugal. Divulgar e valorizar a língua portuguesa como meio de comunicação e união entre a comunidade portuguesa e o seu meio envolvente. Divulgar os valores e as tradições portuguesas às novas gerações de lusodescendentes. Apoiar e reforçar a política de cooperação entre os dois países.  

Mais informação: https://www.facebook.com/asociaciondeportuguesesenmexicooficial/?ref=page_internal

- Comunidad Portuguesa en México, AC - CPM

Constituição: 10 de junho de 2021

Nos seus estatutos, esta associação informa ter como objeto criar um espaço de convivência e assistência entre todos os portugueses residentes no México, com o objetivo de difundir e salvaguardar a nossa cultura em todas as suas vertentes. Fomentar o ensino da lingua portuguesa com o reconhecimento de validade oficial de estudos nos termos da lei geral de educação. Organizar eventos relevantes e do interesse dos nossos associados, assim como colaborar com as autoridades portuguesas e mexicanas aos mais variados níveis, sempre com a finalidade de preservar e melhorar as condições dos portugueses no México. Absolutamente sem fins de lucro, a Comunidad de Portugueses en México A.C. tem como propósito ser um referente no meio associativo internacional, tendo como principal objetivo a coesão da comunidade lusa e o seu fortalecimento.

Mais informação: http://www.comunidadptmex.com/

https://www.facebook.com/Comunidad.PT.MX/

OBOLETIMCPM1 (publuu.com)

Entre as páginas de troca de informações mantidas por diversos cidadãos, conta-se a comunidade Portugueses no México, online no serviço Facebook.

 

  • Partilhe